Resenha Colapso
“Colapso” Jared Diamond
Docente: Prof. Dr. Marcelo Maisonette Duarte
Aluno (a): Luciméri Moresco
27 de setembro de 2013
Colapso – “Jared Diamond” - O livro nos mostra as inúmeras maneiras de como as civilizações, as grandes e pequenas, antigas e modernas, se transformaram e causaram escassez dos recursos naturais existentes, fica claro que não houve preocupação com as gerações futuras, analisando como algumas das grandes civilizações do passado entraram em colapso e o que podemos extrair disso, “Que escolhas econômicas, sociais e políticas podemos fazer para não termos o mesmo fim?” Fica a pergunta e nos leva a uma reflexão.
Crepúsculo em Páscoa, conhecida por suas misteriosas cabeças de pedra, a ilha de 171 km² já esteve coberta por uma vasta floresta. Durante séculos, a ilha suportou clãs e suas disputas, que consumiam madeira e outros recursos preciosos, numa disputa de quem ergueria as maiores cabeças de pedra. No fim destruíram a floresta que os sustentavam e decaiu num pesadelo de lutas, fome, até chegarem ao canibalismo. Os ratos comiam as sementes das Palmeiras, levando à extinção, comiam ovos das aves que ali nidificavam, contribuindo o fracasso e o aniquilamento da sociedade que ali habitava, além dos gigantescos menires de pedra que até hoje assombram os turistas, nada mais restou dessa antiga civilização polinésia.
As últimas pessoas vivas: ilhas de Pitcairn, Henderson e Mangareva, a realidade de relação comercial entre ilhas, uma interdependência, acontece o colapso em uma das ilhas a partir do seu desmatamento e como consequência a rede comercial foi interrompida e os recursos escassos.
Os antigos: os anasazis e seus vizinhos - É relatado uma civilização de 11 mil anos antes de cristo, em que a superpopulação e a exploração do meio ambiente, culminada por mudanças climáticas, destruíram sociedades inteiras, desde os Anasazis no sudoeste