Fisica
Ondas em uma Corda
Pulso - Um pulso é uma perturbação de curto prazo gerados no estado natural, de um material de meio ponto, que é transmitido por tal meio. Nós podemos produzir um impulso, por exemplo, fazendo um puxão rápido na extremidade de uma corda. Fixando a atenção em um ponto da corda, poderemos perceber que este ponto se desloca para cima e para baixo, reproduzindo o movimento da mão, enquanto o pulso passa por ele.
Onda - Na física, uma onda é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica de tempo. A oscilação é caracterizada pelo comprimento de onda e a periodicidade no tempo é medida pela freqüência da onda, que é o inverso do seu período.Os pontos mais altos dos pulsos que estão voltados para cima são denominados cristas da onda e os pontos mais baixos dos pulsos inferiores são os vales da onda.
Fisicamente, uma onda é um pulso energético que se propaga através do meio, no caso, a corda.
Amplitude - é uma medida escalar, negativa e positiva da magnitude de oscilação de uma onda.
Frequência - A frequência é uma grandeza física ondulatória que indica o número de ocorrências de um evento (ciclos, voltas, oscilações) em um determinado intervalo de tempo.
Alternativamente, podemos medir o tempo decorrido para uma oscilação. Este tempo em particular recebe o nome de período (T). Desse modo, a frequência é o inverso do período.
A amplitude e a frequência de uma onda são a amplitude e a freqüência das vibrações de um ponto do meio no qual ela se propaga.
Velocidade de propagação de ondas - Numa corda, a velocidade de propagação de uma onda PE proporcional à raiz quadrada da tensão e inversamente proporcional à raiz quadrada da densidade. Aumentando-se a tensão, aumenta-se a velocidade da propagação e aumentando-se a densidade da corda, a velocidade diminui.
Comprimento de onda – Em física, comprimento de onda é a