Resenha caso
O Caso de leão.
O caso mostrado no texto nos ilustra a história de uma agente comunitária de saúde, que teve uma grande importância na mudança da vida de Leão, paciente o qual tinha uma vida marcada por sofrimento e isolamento, dentro de sua própria casa, antes de ter os cuidados da agente juntamente a sua equipe, devido à falta de despreparo por parte da família e das pessoas que tratavam a doença dele anteriormente, tinha um tratamento voltado apenas a doença que ele possuía e a administração de medicação, como se isso fosse tudo, esqueciam a parte da pessoa Leão e suas angústias.
Mesmo depois de certo preconceito por parte da agente comunitária com o caso Leão, foi de grande importância os cuidados dela juntamente com equipe do posto de saúde com ele, podendo assim mudar aquela realidade vivida, da pessoa que era vista por muitos como perigosa e assustadora. E assim podendo torna-lo um pouco mais livre do isolamento dos cômodos que vivia e libertando de suas angústias, e aos poucos tornando respeitado e visto como pessoa por aqueles que jogavam pedras e o descriminavam por ser diferente e fazendo com que Leão ficasse mais seguro de si.
Isso vem a mostrar que não são apenas remédios que devem ser administrado para dar um tratamento adequado àqueles que sofrem de doenças psíquicas e sim um amparo emocional e dar a eles uma vida que não seja apenas de isolamento e sofrimento, proporcionando uma vida mais digna de um ser humano.
Esse é apenas mais um caso de tentar isolar aquele que é diferente, como isso fosse à solução para o problema tanto das pessoas como da saúde pública. Temos que mudar a maneira de olhar o outro, visto que amanhã esse outro pode ser alguém mais próximo ou nós mesmos. Talvez assim possamos fazer com que essas pessoas possam usufruir dos direitos que têm como pessoa.
O caso nos mostra o quanto é importante conhecer a realidade do doente mental e as condições de vida que leva saber o contexto onde está