Resenha Caso Banespa
Hoje existe uma grande competição entre os Bancos, para lidar com esta competição os profissionais de marketing têm utilizado praticas cada vez mais sofisticadas de segmentação e definição de publico alvo.
Um mercado significativo para os bancos são os estudantes pois eles apresentam inúmeros atrativos:
1º - são relativamente fáceis de localizar e estão em áreas geográficas bem definidas
2º - como estão iniciando a carreira, as empresas que conseguirem estabelecer relacionamentos comerciais com eles possuem oportunidades de longo prazo para manter esta ligação.
3º - os estudantes são semelhantes nas suas necessidades por serviços
O Banco múltiplo, aquele que possui diversos tipos de serviços no mercado financeiro é dominante no Brasil, hoje conta com 163 participantes.
O segmento de universitários no Brasil consiste em todo universo relacionado aos cursos de graduação, pós-graduação e cursos sequenciais. O número de alunos nos cursos de graduação aumentou 126% entre 1990 e 2002.
O Banco Banespa possui um programa especial para universidades, colaborando com mais de 200 universidades, respaldando e enriquecendo seus projetos acadêmicos, docentes e de pesquisa.
Com esta colaboração, o Banespa pode apoiar diversos projetos universitários. Eles oferecem duas possibilidades de conta universitária, uma mais simples e uma mais completa. Quem abre uma conta possui diversos benefícios.
As universidades que firmam acordo com o Banespa podem oferecer a seus alunos a possibilidade de consultar suas notas e frequência com um cartão eletrônico do banco, retirar e devolver livros na biblioteca, utilização de serviços de xerox e entrada e saída do estacionamento.
O banco patrocina eventos científicos para atrair o público-alvo e no inicio do ano letivo, os calouros ganham brindes.