Dicionario De Conceitos
Ensino Médio
Filosofia - Gabriela
Minidicionário de conceitos
Alaenny Garcia
N°: 02
São Paulo
2013
Razão:
A faculdade de raciocinar, compreender, ponderar, ajuizar, etc. Os filósofos dividem-se quanto à confiança que depositam na razão. Os mais cépticos duvidam dos seus produtos; alguns, como Hume, confiam mais nas emoções e sentimentos. Outros, como Descartes ou Kant, confiam mais no poder da razão para descobrir verdades importantes.
Racionalismo:
A posição filosófica segundo a qual a razão tem um papel preponderante na aquisição de conhecimento. O racionalismo é assim o oposto do Empirismo. Tal como existem versões radicais de empirismo que negam à razão qualquer papel na aquisição de conhecimento, também as versões mais radicais de racionalismo negam aos sentidos qualquer papel na aquisição de conhecimento.
Verdade:
A verdade e a falsidade são propriedades de afirmações ou de proposições, e não de argumentos, conceitos ou coisas extralinguísticas. Os argumentos não podem ser verdadeiros nem falsos, mas são válidos ou inválidos.
Empirismo:
Perspectiva filosófica de acordo com a qual todo o nosso conhecimento substancial deriva da experiência e das impressões colhidas pelos cinco sentidos.
Ciência:
As disciplinas que agrupamos sob a designação "ciência" incluem as ciências formais e as ciências empíricas. As principais ciências formais, assim chamadas pelo fato de os seus objetos de estudo não terem existência concreta, são a matemática e a lógica. As ciências empíricas são aquelas que estudam, com base na experiência, os fenômenos naturais e sociais.
Cientificidade:
Qualidade de ciência, que qualifica o processo ou método como cientifico.A cientificidade de uma investigação é diretamente proporcional à forma como ela é conduzida, ou seja, os processos ou métodos utilizados na pesquisa ratificam ou não a sua qualidade de ciência.
Escolástica:
Significa, literalmente, a filosofia "da escola", isto