dicionario de conceito
UNEB – Universidade do Estado da Bahia
Curso: Licenciatura em Pedagogia - V Semestre
Disciplina: Tópicos Especiais de Pesquisa na Educação Básica
Professora: Roberta Souza
Construindo um dicionário de conceitos:
DETERMINISMO – do verbo determinar, do latim determinare: de - prefixo de negação - e terminare - terminar, limitar, finalizar - assim determinare significa literalmente "não-terminar", "não-limitar") é a teoria filosófica de que todo acontecimento (inclusive o mental) é explicado pela determinação, ou seja, por relações de causalidade.
VERIFICAÇÃO – Analisar o teor de verdade em algo; averiguar, examinar: verificar. Ocasionar a comprovação de; comprovar: seus comportamentos confirmaram minhas teorias.
EMPIRISMO – Na filosofia, empirismo foi uma teoria do conhecimento que afirma que o conhecimento vem apenas ou principalmente, a partir da experiência sensorial. Um dos vários pontos de vista da epistemologia,o empirismo enfatiza o papel da experiência e da evidência, experiência sensorial, especialmente, na formação de ideias, sobre a noção de idéias inatas ou tradições; empiristas podem argumentar, porém, que as tradições (ou costumes) surgem devido às relações de experiências sensoriais anteriores. POSITIVISMO – é um conceito que abrange vários significados, englobando visões filosóficas e científicas do século XIX e também do século seguinte. Auguste Comte foi quem deu o ponto de partida para esse novo conceito e muitos de seus ensinamentos ainda prevalecem válidos até o presente tempo. A palavra “positivismo” teve seu sentido mudado radicalmente ao longo desses anos, incorporando diferentes sentidos, sendo muitos deles opostos e contraditórios entre si.
RELATIVISMO – é uma doutrina que prega que algo é relativo, contrário de uma ideia absoluta, categórica.
MENSURAÇÃO – é o ato de medir, ou seja, de determinar o valor de certas grandezas.
OBJETIVAÇÃO – é a transformação de algo subjetivo em algo objetivo, é quando o subjetivo