Historia do brasil
No primeiro ano do mandato do presidente Itamar Franco, Fernando Henrique assumiu o Ministério das Relações Exteriores, em 1992, e no ano seguinte foi atribuída a ele a função de Ministro da Fazenda. Nesta realizou uma reforma monetária na economia brasileira que vivia uma hiperinflação, o chamado Plano Real.
Com o plano real FHC se destacou e começou a ser cogitado para eleição a presidência de 1994. Ao ser eleito deu continuidade ao plano real e implementou medidas de médio e longo prazo para economia. Inicio uma verdadeira reforma do estado brasileiro, com privatizações e reformas estruturais. O governo FHC foi responsável pela efetiva inserção do Brasil na política Neoliberal.
Estabilização
A partir do ano de 1994 o Brasil viveu mais uma tentativa de estabilização econômica, iniciada no governo Itamar Franco, onde Fernando Henrique Cardoso era Ministro da Fazenda, o Plano Real a curto prazo proporcionaram dois êxitos, colocou Itamar Franco com um bom índice de popularidade ao fim de seu mandato e controlou a grande inflação que assustava, assim com o plano real houve queda do imposto inflacionário e a economia reaqueceu-se no curto prazo.
O Plano Real foi implementado em três etapas: primeira buscou o ajuste fiscal no curto prazo, na segunda o ajustamento dos preços relativos e por ultimo realizou-se a reforma monetária com introdução do real.
Durante o Governo Fernando Henrique Cardoso, o Brasil viveu um momento onde o quadro econômico internacional era bastante conturbado. Com destaque para as crises econômicas do México iniciada em dezembro 1994, a da Rússia que se declarou moratória da sua divida externa em 1998 e por ultimo a da Argentina a partir de 2001. O Brasil vivia um momento onde estava inserido nos mercados financeiros internacionais e o governo FHC enfrentou as crises internacionais e se mostrou capaz em absorver as crises