Resenha Capitalismo Parasita Rio
Resenha do livro “Capitalismo Parasitário” de Zygmunt Bauman !
!
1. Qual é o assunto principal tratado pelo autor?!
Zygmunt Bauman em seu livro “Capitalismo Parasitário” trata do advento dos problemas criados pelo capitalismo. As crises financeiras, a cultura da oferta, juntamente com os novos desafios da educaçāo são temas tratados pelo autor para salientar os pressupostos fundamentais do capitalismo. !
!
2. Qual é a tese defendida pelo autor?!
O autor utiliza-se de conceitos como “modernidade líquida” para explicar o modo de vida da sociedade capitalista. As relações sólidas são substituídas pela liberdade de escolha dos indivíduos, que tendem a buscar por satisfações egoístas. Isso tudo porque o Estado legitíma o domínio do mercado, criando uma cultura de consumo. !
!
3. Quais os argumentos utilizados pelo autor para sustentar sua tese?!
Bauman afirma que os pressupostos fundamentais do capitalismo não são de solucionar problemas, mas de destacar aqueles já existentes na sociedade e criar novos. Assim como um parasita, o capitalismo prospera ao prejudicar o seu hospedeiro, e, para continuar avançando, busca organismos não explorados. Para fundamentar tal afirmação o autor cita o estudo de Rosa Luxemburgo sobre a “acumulação capitalista”. !
Bauman ainda cita a comparação de George Soros para explicar o funcionamento do capitalismo a partir de bolhas que expandem além de sua capacidade, e quando explodem buscam um recomeço em uma área ainda não desbravada. A questão que o autor reflete é, até quando haverão novas áreas para hospedar esse parasita?!
Segundo o autor, a introdução do cartão de credito colaborou para o domínio do mercado sob as pessoas, uma vez que para obter aquilo que se deseja ja não era mais necessário economizar dinheiro, sendo assim não foi mais preciso adiar a compra. Bauman explica a partir das ideias de Max Weber, que esse principio colaborou para o advento do capitalismo. Isso porque o depois sempre chega, e a hora de pagar por aquilo