contabilidade basica
GIL, Isaac. A infestação. Revista Galáxia, São Paulo, n. 19, p. 321-323, jul. 2010.
321
A Infestação
Isaac Gil
BAUMAN, Zygmunt (2010). Capitalismo
Parasitário e outros temas contemporâneos.
Rio de Janeiro: Zahar Editores. 96p.
Resumo: O autor apresenta o capitalismo parasitário como aquele que produz indivíduos eternamente devedores, cujos credores se nutrem com os juros pagos e descreve de que maneiras a indução ao consumo desmedido propicia tal conexão. A cultura de ofertas em que vivemos é o denominador comum para que o consumidor e o mercado se vinculem e se abasteçam mutuamente. Palavras-chave: vida líquida; sociedade pós-moderna; capitalismo parasitário.
Abstract: Infestation. The author presents the parasite capitalism as the one which creates individuals as incessant debtors, whose creditors feed themselves with the interests; the book also describes how the induction to immeasurable consumerism realizes that model. The offerculture in which we all live is the common base which connects consumer and market, for vinculation and supply.
Keywords: liquid life; postmodern society; parasite capitalism.
O livro Capitalismo Parasitário e outros temas contemporâneos é a vigésima obra de Zygmunt Bauman, 84. O sociólogo polonês é professor emérito de sociologia da universidades de Leeds na Inglaterra e da Universidade de Varsóvia na Polônia. Bauman introduziu, em obras anteriores, o conceito de vida líquida, que é aquela carregada de constantes incertezas, fruto do funcionamento do capitalismo dito flexível ou eletrônico.
O mundo líquido caracteriza-se pelo consumo e descarte incessantes.
No mundo líquido a única regra é a ausência de formas definidas. Não há padrões; tudo é efêmero. O livro está estruturado em em cinco capítulos: os dois primeiros são descritivos e os três últimos são respostas para perguntas dirigidas a Bauman.
322
GIL, Isaac. A infestação. Revista Galáxia, São Paulo, n. 19, p. 321-323, jul.