contabilidade básica
A Contabilidade costuma ser chamada de linguagem da empresa. Trata-se de um sistema de coletar, sintetizar, interpretar e divulgar, em termos monetários, informações sobre uma organização. “Como qualquer outro sistema de informação, a Contabilidade passa por contínua evolução na busca de aperfeiçoamento de seus métodos e processos” (PIZZOLATO, 2000). A Contabilidade é uma ciência social que possibilita, por meio de seu sistema de informações, o controle permanente do patrimônio de uma entidade, pessoa jurídica ou pessoa física. A Contabilidade é uma ferramenta para tomada de decisões, mas alguns ignoram esse fato e tem como conceito que a contabilidade é apenas um instrumento burocrático que não lhe traz nenhum tipo de beneficio. As funções tradicionais do contador vêm passando por mudanças, acompanhando o desenvolvimento da economia globalizada. É fundamental contador busque novas funções para fazer frente às ameaças a suas tarefas tradicionais e para aproveitar as novas oportunidades que têm surgido. A comunidade contábil no Brasil tem verificado a necessidade, cada vez mais intensa, de movimentos em direção ao suporte de informações gerenciais de qualidade na gestão das empresas clientes.
A metodologia de estudo da pesquisa a ser apresentada, quanto aos objetivos, será
A descritiva, sobre o tema de Contabilidade Básica: Uma nova perspectiva da profissão contábil. Quanto aos procedimentos será utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica.
Na realização deste trabalho será utilizado o método de pesquisa qualitativa, uma vez que o trabalho baseia-se na análise e interpretação com fundamentação teórica à contabilidade Básica.
A ORIGEM DA CONTABILIDADE
- Origem em temos remotos;
- Começou a tomar corpo no século XIII na Itália;
- Século XV – Obra de Frei Luca Pacciolo;
Tratado de matemática, com uma seção sobre registros contábeis segundo o método das partilhas dobradas.
- Nos séculos XVI e XVII, vários autores publicaram trabalhos em que