Contabilidade básica
{\fonttbl\f0\fnil\fcharset0 ArialMT;}
{\colortbl;\red255\green255\blue255;\red0\green0\blue0;}
\deftab720
\pard\pardeftab720\partightenfactor0
\f0\fs32 \cf2 \expnd0\expndtw0\kerning0
\outl0\strokewidth0 \strokec2 \
}Contabilidade Básica
O débito corresponde à aplicação do valor, à destinação do recurso ou onde o dinheiro foi investido. E o crédito corresponde à origem do valor, à fonte do dinheiro ou de onde são conseguidos os recursos para a empresa.
1.1 Razonete
Para fins didáticos, utiliza-se o razonete para a explicação dos lançamentos na contabilidade. O Razonete é um gráfico em forma de “T” onde acima estará o nome da conta, do lado esquerdo serão feitos os lançamentos a débito, e do lado direito serão feitos os lançamentos a crédito.
Contabilidade Básica Nome da Conta
Débito (D) Crédito (C)
Comece imaginando uma empresa que está iniciando suas atividades. Serão realizados os primeiros lançamentos na contabilidade; em seguida haverá demonstração dos lançamentos e, logo após, os balanços atualizados.
1. Os sócios reúnem R$ 30.000,00 em dinheiro para investir na empresa. É o que chamamos capital social, ou seja, a origem do dinheiro veio dos sócios e este dinheiro vai entrar no caixa da empresa.
Loading...
Contabilidade Básica
Graficamente ficará assim representadas as contas: Caixa Capital Social
(1)* 30.000,00 30.000,00 (1)* O dinheiro aplicado (débito) A origem do dinheiro (crédito) Obs.: (1)* representa o primeiro lançamento do período.
Se fossemos fazer um balanço da empresa, ele ficaria assim, neste primeiro momento:
Contabilidade Básica
Balanço Patrimonial após lançamento (1)
Contabilidade Básica
Balanço Patrimonial após lançamento (1)
Ativo Passivo