Resenha Caminhos de um Impérios - Egito
Construindo um Império
Egito
Aluna: Camila Carvalho da Costa RA: 4001900
28/03/2012
Onde o Faraó Menes construiu uma barragem, os egípcios deram um novo sentido nos caminhos da arquitetura, qual foi uma das primeiras construções. O Egito se tornou o primeiro império, que foi um exemplo para que os trabalhadores fizésseis uma construção das obras, cada vez mais grandiosas . Os faraós tinham poderes políticos, militares, religiosos e administrativos. Com os excedentes dos recursos disponibilizados por uma economia produtiva e estável, o Estado foi capaz de patrocinar a construção de monumentos colossais e a excepcional comissão de obras de arte para as oficinas reais.
A mais antiga e mais popular tumba arquitetônica do Império Antigo foi a mastaba, uma estrutura retangular de teto achatado construída de tijolos de lamaou pedra acima de uma câmara funerária subterrânea. As pirâmides eram formadas por blocos de pedra de três toneladas.[273] As pedras eram cortadas com cunhas de madeira e depois eram arrastadas para cima em rampas sobre trenós.Os interiores das pirâmides foram construídos dispondo-se um tipo de labirinto onde se era depositado o túmulo faraônico em uma camara secreta para evitar saqueadores. Vários projetos foram organizados, construídos e financiados pelo Estado para fins religiosos e comemorativos, mas também para reforçar o poder do faraó. Os antigos egípcios eram construtores qualificados, usando ferramentas simples mas eficazes e instrumentos de observação, os arquitetos egípcios podiam construir grandes estruturas de pedra com exatidão e precisão. O primeiro a criar uma pirâmide foi o rei Djezer e seu arquiteto Imhotep, em Sakara.
Os mais antigos templos preservados do Antigo Egito, tais como aqueles de Gizé, consistem de simples salões anexos com lajes suportadas por colunas. No Império Novo, os arquitetos adicionaram o pilone, o pátio aberto e anexos salões hipóstilos de frente