Resenha crítica
Departamento de Educação
Coordenação do Curso de Pedagogia
Resenha Crítica
Resenha elaborada pela aluna do curso de Pedagogia- PARFOR, 2012.1: Fabiana Andrade de Medeiros Alves, apresentada a disciplina História da Educação, ministrada pela professora Germana Menezes para fins de avaliação.
GUARABIRA-PB
2012
GONÇALVES.Luiz Gonzaga. Um passeio com Mário Manacorda e Michel de Montaigne pelo universo da construção do espaço escolar no mundo antigo e no inicio da modernidade. In-Santos, Carmem S.G. e Gonçalves.Luiz G. Educação: Links filosóficos e psicológicos. João Pessoa: UEPB 2011.
O texto refere-se ao Egito Antigo onde dá os primeiros passos e nos mostra o inicio da escola, da escrita, no Egito e na Grécia. A educação egípcia estava voltada para o desenvolvimento da fala, da obediência e da moral. Iniciando com os escribas, começa a ganhar espaço, pois contabiliza o Império Russo, os ensinamentos eram passados de pai para filho pautando-se para uma formação política centralizada.
O pedagogo é o escravo e não o professor, pois não só ensinam técnica cuida também da formação moral dos alunos. O castigo fazia parte da formação moral e do fortalecimento e da legitimidade do poder reinante. Naquela época percebe-se que a educação era transmitida rigidamente com aplicações de penas aos que não aprendem corretamente. Onde a pessoa do pedagogo com isso ,controla o comportamento do aluno e acompanha suas lições.
A crise da escola começa na Grécia, com a falta de formação moral entre professor e aluno gerando violência e falta de respeito entre ambos. Professor batia nos alunos e os mesmos revidavam sem nenhum temor, a falta de respeito era nítida entre eles. A educação atual nos leva a entender que o mestre se torna alguém que precisa aprender bem mais do que vai transmitir , já naquela época percebe-se que a educação era transmitida rigidamente com sérias aplicações de penas aos que não