Resenha: Bruxa
HISTÓRIA
laudelice rodrigues de souza pôrto
produção textual interdisciplinar individual
Bom Jesus da Lapa
2014
laudelice rodrigues de souza pôrto
produção textual interdisciplinar individual
Trabalho de História apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de História Moderna, Povo, Cultura e Religião, História do Brasil Colonial, Cultura e Sociedade na Modernidade, Seminário da Prática IV. Professores: Fabiane Taís Muzardo,Wilson Sanches,Gleiton Luiz de Lima,Fabiane Luzia Menezes Santos,Bernadete de Lourdes Streisky Strang.
Bom Jesus da Lapa
2014
INTRODUÇÃOA obra em questão tem como objetivo analisar a figura da mulher, principalmente aquela associada á figura da bruxa, através de vários discursos tecidos em momentos históricos e lugares sociais diversos. É através da análise de determinadas fontes como os testos de Jules Michelet, “que no século XIX construiu a imagem romântica e martilizada da bruxa, sua aliança com o demônio e sua ameaça ao cristianismo”.(ZORDAN,2005,p.331),além de outras fontes como o livro La sociére (A feiticeira) desse mesmo autor e o Manual de Inquisidores, do século XIX o Malleus Maleficarum, o “ Martelo das feiticeiras”, fontes essas que demonstram a dualidade da imagem da mulher, da bruxa, que por sua vez é revelada como oprimida e por outra má e cruel, que podemos identificar como a mulher vai ser identificada como o agente social dotado de história.
Primeiramente, cabe destacar a importância do estudo da história das mulheres, visto que por um longo período da produção historiográfica elas, as mulheres, foram fadadas ao silêncio. Escrever uma história das mulheres “(...) está vinculado estreitamente á concepção de que as mulheres têm uma história e não são apenas destinadas á reprodução, que elas são agentes históricos e possuem uma historicidade relativa às ações cotidianas (...)”