Articulações
A articulação do corpo humano permite a realização de muitos movimentos. E o responsável por esses movimentos é chamado de Sistema Articular.
A principal função das articulações é a união entre si dos diversos ossos que compõem o esqueleto.São os elementos que dão estabilidade a esta união
O sistema articular é responsáveis por muitos movimentos já que conecta os ossos do esqueleto humano à outros ossos e às cartilagens, como acontece nos joelhos, cotovelos, punhos, tornozelos, ombros, e etc. Existem três tipos de articulações, a sinartrose, anfiartrose e a diartrose.
• Sinartrose: São localizadas entre dois ossos e sua característica é ser inflexíveis. Por exemplo a articulação do crânio, dos dentes e do maxilar, da tíbia e a fíbula.
• Anfiartrose: São flexíveis e cartilaginosas, possuem cartilagens entre os ossos e permitem movimentos os quais evitam o desgaste excessivo dos ossos.
• Diartrose: Localizadas entre a pele e os ossos, são articulações flexíveis e sinoviais que evitam os desgastes ocasionados pelo atrito, por exemplo as articulações dos ombros, dos joelhos e dos cotovelos.
Os cinco principais elementos não-ósseos das articulações são a cartilagem articular, os ligamentos, a cápsula articular, a membrana sinovial e os meniscos.
• Cartilagem articular: A cartilagem é um tipo de tecido conjuntivo especial, composto por células chamadas condrócito e fibras elásticas e resistentes, situadas entre as referidas células. Sobre as superfícies articulares dos ossos se encontra o tipo mais comum de cartilagem, que se chama cartilagem hialina, articular ou de revestimento. • Ligamentos: São estruturas fibrosas que se inserem perto das articulações em todos ou só em alguns ossos, limitando especificamente a amplitude de movimentos de cada articulação Alguns se localizam no interior da cavidade articular. Por exemplo, o ligamento da cabeça do fêmur ou os cruzados do joelho. • Cápsula articular: É uma membrana fibrosa que envolve a