Articulaçoes
Este trabalho foi desenvolvido durante o curso de Enfermagem – 1ª fase, na disciplina de Anatomia Sistêmica, nele, relacionamos os conteúdos estudados em sala e pesquisados na biblioteca desta instituição de ensino superior privado, Faculdade Estácio de Sá. Tendo como base os tópicos principais dos livros de Medicina, bem como os das disciplinas desta área de estudo. O presente trabalho parte da premissa de que os músculos e articulações são aspectos fundamentais para a sustentação e locomoção do organismo. Por conta disso, procuramos chamar a atenção para as importâncias e funções das articulações e músculos explanados neste seguinte trabalho. Os músculos são elementos ativos do movimento, pois movem os ossos do esqueleto em suas articulações, já as articulações são conexões entre os ossos ou cartilagens que permitem a mobilidade e o contato entre os ossos. Sabendo de algumas funções destes elementos, abordaremos mais a fundo algumas classificações importantes dos músculos quanto à forma, à origem, à inserção e à ação. E também das classificações importantes das articulações quanto à função, morfologia e seus tipos.
Articulações
As Articulações são mecanismo através dos quais os ossos são mantidos unidos. Estas articulações são chamadas de contínuas e descontínuas. Sob a denominação das contínuas, compreende-se o grande grupo das sinartroses. A qual une dois ossos diretamente um ao outro, formando uma unidade fixa que restringe o movimento. Já as descontínuas ou sinoviais, compreende-se o grande grupo das diartroses, onde os ossos são unidos frouxamente para permitir a liberdade de movimentos.
Articulações Contínuas
• Articulações Fibrosas ou Sindesmoses.
Por sindesmose, entende-se a união entre dois ossos feita por firmes feixes paralelos de tecido conectivo com fibras colágenas ou elásticas. Uma forma especial de sindesmose são as suturas cranianas. As suturas encontram – se entre os ossos do crânio, que contém um tecido conectivo, remanescente