Articulações
Função das articulações: * União entre ossos que compõe o esqueleto; * Estabilidade e postura ao conjunto; * Evitar desgaste excessivo nas articulações portadoras movimento; * Limitação nos movimentos, reduzindo-os a uma amplitude necessária máxima.
Tipos de articulações: * Diartroses ou Sinoviais; * Anfiartroses ou Cartilaginosas; * Sinartroses ou Fibrosas; * Diartroses ou Sinoviais;
São móveis e mais complexas. Possuem uma cavidade articular, geralmente recoberta por cartilagem, podendo os subtipos possuirei outros dos componentes já apresentados. Subdivide-se em seis gêneros ou subtipos, segundo a forma das suas superfícies articulares. * Esferóides ou Enartroses:
As superfícies articulares são por um lado, uma cabeça esférica e, por outro, uma cavidade. Como meio de união, apresentam uma Cápsula Fibrosa, atapetada por membrana sinovial. Permite movimentos em todos os sentidos Temos como exemplo, a articulação do ombro.
* Condilares:
As superfícies articulares são, por um lado, em forma de elipse e, por outro, uma cavidade glenóidea. É dotada de ligamentos periféricos e, executando-se o movimento de rotação, permite todos os outros movimentos. Por exemplo, a articulação do joelho. * Selares:
Também denominadas sela de montar, apresentam duas superfícies articulares que se adaptam perfeitamente uma a outra. São convexas num sentido e côncavas noutro. Estão unidas por uma cápsula fibrosa e não permitem nenhum movimento rotativo. Temos como exemplo, a articulação calcâneo cubóide. * Gínglimo:
Uma das superfícies tem a forma de polia em que a outra superfície articular se aloja. Permite a flexão e a extensão, assim como ligeiros movimentos laterais. Por exemplo, a articulação úmero-ulnar. * Trocóide:
Uma das superfícies