Articulações
Articulações do tórax
São três tipos principais: esternocostais, costovertebrais e esternoclavicular. Individualmente estas articulações possuem movimentos muito limitados, mas no seu conjunto tornam possível a expansão do tórax durante a inspiração. A articulação esternoclavicular contribui para os movimentos do ombro.
- Articulações esternocostais (sinoviais – cartilagem e esterno)
Unem as costelas ao esterno. As cinco primeiras costelas apresentam cartilagem costal própria e as outras tem uma cartilagem comum. As duas primeiras costelas se unem com o manúbrio do esterno e as outras com o corpo do esterno. Da segunda a quinta costela existe a cápsula articular, articulando-se diretamente, cada uma delas com o esterno.
-Articulações costovertebrais (sinoviais- costela e vértebra) As costelas se unem a coluna vertebral em dois pontos: O corpo da vértebra e os processos transversos. Mediante suas duas facetas articulares, cada costela se une com dois corpos vertebrais próximos e com o seu disco intermediário. Existe cápsula articular e também ligamentos de reforço. Nos processos transversos efetua-se mediante uma tuberosidade existente na costela. Existe cápsula articular e vários ligamentos de reforço. As duas últimas costelas não apresentam esta articulação.
-Articulação esternoclavicular Une o esterno com ambas as clavículas e permite os movimentos do ombro. Apresenta um pequeno menisco articular e ligamentos esternoclaviculares e costoclavicular.
Articulações do membro torácico
- Articulacões escapulo umeral (Sinovial)
Movimentos para todas as direções, incluindo rotação. Em animais domésticos a disposição dos músculos do ombro limita o movimento a um tipo de dobradiça.
- Articulação do cotovelo (Sinovial)
Gínglimo formado pelo côndilo do úmero que se encontra com as extremidades proximais do rádio e da ulna. - Articulação da mão ou do carpo (Sinoviais) O carpo é uma articulação que permite