Marketing
A palavra inglesa marketing é derivada do termo market, que quer dizer mercado, lugar onde se compra e vende. Entretanto, o conceito de MARKETING tem gerado muita controvérsia e diversas têm sido as definições dadas ao termo, segundo o autor Sinclayr Luiz, que apresenta a definição dada pela American Marketing Association:
(Mercari, do Latim, que significa comércio, ou ato de mercar, comercializar ou transacionar)
“Execução de atividades de negócios que encaminham o fluxo de mercadorias e serviços, partindo dos produtores até os consumidores finais”.
Assim, Sinclayr Luiz diz que MARKETING “é a atividade de fazer mercado, colocar junto ao mercado consumidor os produtos da empresa”.
Afinal, o que é Marketing?
-É o conjunto de atividades destinadas à descoberta, conquista, manutenção e expansão de mercados
(Roberto Ruiz e Paulo Moreti – Marketing também veste branco)
Afinal, o que é Marketing?
-É a concepção e o desenvolvimento de determinado bem ou serviço e a forma como eles são elaborados, distribuídos, precificados e comunicados. Portanto, marketing nada mais é do que o planejamento adequado para a inserção e a manutenção de um produto no mercado
(Mitsuru Yanaze, Kleber Markus, Kleber Carilho-Marketing Fácil)
Peter Drucker, segundo Marcos Cobra, afirma que “o marketing deve ser encarado como uma fórmula para tornar o ato de vender supérfluo. O objetivo é conhecer e entender o consumidor tão bem que o produto ou serviço seja vendido por si só”.
Para Philip Kotler, segundo Marcos Cobra,
“marketing é uma atividade humana dirigida a satisfazer necessidades e desejos através do processo de troca”.
As palavras-chave dessa definição, que Marcos Cobra apresenta são: necessidades, desejos, trocas, transações e estão subentendidas: demanda, produtos e mercados.
As hierarquia das necessidades humanas é apresentada por Marcos Cobra, que cita o autor Maslow:
Fisiológicas: Sede, Fome, Sexo
De Segurança: de se sentirem seguras, salvas
Sociais: O