RESENHA BIOéTICA
Mantido pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade – CNEC
CURSO DE BACHAREL EM DIREITO
KATIANA DA SILVA CHAVES
RESENHA SOBRE O ARTIGO ‘SUICÍDIO: TEMA DE REFLEXÃO BIOÉTICA’
Farroupilha
2013
SUICÍDIO: TEMA DE REFLEXÃO BIOÉTICA
(Edilberto Raimundo Daolio)
O suicídio é o ato de matar a si mesmo, sua causa pode ser um transtorno mental que pode incluir depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, status social, perda de um ente querido dentre outros.
Embora as situações externas possam desencadear o suicídio, não parece ser uma causa independente.
A interpretação do suicídio tem sido vista pela ampla visão cultural e tem a existência baseada em temas como a religião que consideram uma ofensa contra Deus, sendo que já chegou a ser considerado uma explicação do fracasso ou como uma forma de vingança.
Pelo que se denota, existem vários comportamentos que indicam a possibilidade de ideação suicida.
Muitas pessoas cometem o suicídio, quando se vêem diante da possibilidade de dependência, aliada a um sentimento de perda de dignidade
O relato de querer desaparecer, dormir para sempre, devem ser considerados indícios significativos e levados a sério, como uso abusivo de álcool, drogas ilicitas, quanto mais comportamentos indicativos, mais provável a ideação.
Hoje em dia, do ponto de vista ético, surge a idéia de tratar de todas as questões referentes ao viver humano: a bioética ou simplesmente “ética da vida” de acordo com a etimologia da palavra.
Sabe-se que a vida não é completa sem a morte. A bioética trata a questão de modo imparcial considerando princípios extraídos de diferentes correntes da ética normativa.
A partir de uma abordagem bioética e conceitual do suicídio, é de observar alguns dos subtipos de suicidas, ressaltando-se, entretanto,que os suicidas não se classificam somente desse modo, sendo este, apenas alguns dos modos que os classificam.
O suicídio desesperado seria a