Resenha bioetica
BIOÉTICA
Balneário Camboriú
2011
RAFAEL BEIERSDORF SILVA
BIOÉTICA
Resenha crítica do texto Bioética de Luiz Carlos Salomão e Paulo Fraga da Silva , da disciplina de Filosofia e Ética, Professor Paulo Renato Duarte da Faculdade Avantuis.
Balneário Camboriú
2011
Bioética VS Humanidade
Conforme nossa evolução humana,cabe sempre perguntas que nos mostram dois caminhos para nossa Evolução.
Sempre debatemos sobre onde queremos chegar, mais por inúmeras vezes e como que faz aparecer barreiras intrasponíveis como a necessidade de observar ação mais solidárias com o próximo.
A cada dia, nos tornamos mais especialistas específicos e assim abrimos frente as necessidade humanas como o modelo tecnocrático, que onde a necessidade na organização da sociedade recorre a especialistas.
Já no modelo decisionista somos livres para escolher para onde iremos, sendo assim deixamos os especialistas abrirem o caminho até lá.
Mais a pergunta que fica ao passar dos anos e se realmente sabemos onde queremos ir?
Com o sistema pragmático-político nos faz negociar os rumos, mais como achar o meio termo se geralmente a minoria domina a maioria?
Quem te mais interesse em saber as questões sobre Genes, quem tem acesso as informações genéticas de milhões de pessoas?
A maioria ficará a mercê das escolhas geneticamente prováveis, e quem terá o poder de decisão será os laboratórios, patrocinados por grandes corporações mundiais.
O grande dilema é saber que caminho escolher para humanidade.
Exemplo – A bomba atômica, foi descoberta para ser uma nova fonte de energia, mais a escolha foi jogar sobre duas cidades japonesas Hiroshima e Nagasaki, e depois desta escolha errada resolveram criar usinas nucleares, que nos mostram não são tão seguras conforme acontecimentos recentes no mesmo país citado.
Projeto Apolo, investido bilhões de dólares foi a escolha, no mesmo período da guerra-fria onde milhões de pessoas passavam forme ao redor do mundo, e