Resenha Bioética - Doação de Órgãos.
Resenha crítica do artigo: “A DOAÇÃO COMPULSÓRIA DE ÓRGÃOS E OS PRISIONEIROS CONDENADOS À MORTE: UMA ANÁLISE SOB O PONTO DE VISTA DA BIOÉTICA.” Disponível em: http://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/viewFile/635/662, acesso em: 22/11/2013
Resumo: Este trabalho é uma resenha crítica do artigo “A doação compulsória de órgãos e os prisioneiros condenados à morte: uma análise sob o ponto de vista da bioética” de autoria de Claudio Cohen e Daniela Bucci. O texto trata de um debate sobre a doação compulsória de órgãos de prisioneiros condenados à morte mediante a grande demanda de órgãos e tecidos que é muito maior que a oferta, diagnosticando assim a necessidade de novas medidas para aumentar as doações. Os autores argumentam que a doação compulsória de órgãos de condenados à morte não deve ser entendida como uma medida de justiça social e sim como uma violação de direitos humanos. Além disso, discutem os princípios do respeito ao ser humano, sua autonomia e competência, levando em consideração o sentimento de altruísmo que acaba sendo anulado quando o assunto é doação compulsória de órgãos de prisioneiros condenados à morte.
Palavras-chave: Doação de órgãos. Direitos humanos. Bioética.
INTRODUÇÃO
Claudio Cohen e Daniela Bucci idealizaram e desenvolveram o tema do trabalho durante a disciplina Bioética e Direito da FMUSP-FDUSP. Posteriormente, redigiram, em conjunto, o artigo, sendo Claudio Cohen orientador e Daniela Bucci pesquisadora.
Claudio Cohen é médico psiquiatra, professor associado, responsável pela disciplina de Bioética na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), coordenador do Núcleo de Estudos de Bioética da USP e presidente da Comissão de Bioética do Hospital de Clínicas (HC-FMUSP), São Paulo, São Paulo, Brasil.
Daniela Bucci é graduada em Direito, professora da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), mestranda em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito