Resenha sobre bioética
BOEMER, M.R.; SAMPAIO, M.A O exercício da enfermagem em sua dimensão bioética. Ver. latino.enfermagem, Ribeirão Preto, n. 2, p. 33-38, abril 1997.
A bioética é um tema de intensa discussão nas mais variadas áreas do saber e de suma importância no ensino superior. Os três princípios éticos que formam a trindade bioética são: autonomia, beneficência e justiça. A conduta ética dos profissionais de enfermagem vem sendo alvo de discussões e reflexões no campo das ciências biológicas e da saúde no sentido de se repensar as condutas humanas frente aos valores morais no atual contexto de grande desenvolvimento tecnológico e científico. Com este estudo o autor procura iniciar uma discussão acerca do exercício da enfermagem em sua dimensão bioética, analisando como ele tem se dado em relação à ética dos princípios a qual é baseada na beneficência, autonomia e justiça.
Bioética (grego: bios, vida + ethos, relativo à ética) é o estudo transdisciplinar entre Biologia, Medicina, Filosofia (Ética) e Direito (Biodireito) que investiga as condições necessárias para uma administração responsável da Vida Humana, animal e responsabilidade ambiental. Considera, portanto, questões onde não existe consenso moral como a fertilização in vitro, o aborto, a clonagem, a eutanásia, os transgênicos e as pesquisas com células tronco, bem como a responsabilidade moral de cientistas em suas pesquisas e suas aplicações.
Este estudo que se abriu nos mostra que o pensamento ético vem acompanhando de certa forma as modificações ocorridas na sociedade.
Os temas referentes ao fim da vida vêm nos mostrando discussões bastantes polêmicas e contraditórias por envolverem um tema tabu na nossa sociedade – a morte. A determinação do momento da morte tem sido a base para tomada de decisão acerca de questões envolvendo eutanásia, transplantes, condutas em relação a pacientes terminais.
A Enfermagem compreende um componente próprio de conhecimentos