Resenha Autores
Kaoru Ishikawa foi um engenheiro de controle de qualidade nascido no Japão. Contribuiu muito para qualidade e para gestão de empresas, foi o guru que mais enfatizou o lado humano da qualidade. Desenvolveu as sete ferramentas, as quais consideravam que qualquer trabalhador as pudesse usar, quebrando um paradigma de que o controle da qualidade estaria somente nas mãos dos especialistas.
Ishikawa aprendeu noções básicas de qualidade com os norte americanos. Logos após veio o que diria uma das suas principais contribuições para o desenvolvimento da qualidade que seria a criação da sete ferramentas, algumas já existentes, mas ishikawa as organizou e as aperfeiçôo no intuito de que qualquer trabalhador fabril pudesse utilizá-las. A grande sacada foi a criação do diagrama de causa-efeito (espinha de peixe). Uma grande contribuição, pois permite que se organize no diagrama as possíveis causa de um problema, possibilitando atuar diretamente na causa do problema .
Outra forte contribuição foi a criação do CCQ (Circulo de controle de qualidade) que são pequenos grupos voluntários dentro da organização utilizando técnicas de controle de qualidade com a participação de todos os membros. Isso exige um comprometimento e uma mobilização maior do que as outras ferramentas.
O diferencia de ishikawa e que ele trabalhou o controle da qualidade de forma humanista, ele acreditava que qualidade é responsabilidade de todos e não só dos especialista em controle de qualidade. Ele trabalhou em cima de princípios como respeito ao ser humano, utilização de técnicas estatísticas, trabalho em equipe, enfoque no usuário e não no fabricante e etc. Para ele 95% dos problemas poderiam ser resolvidos pelos trabalhadores fabris.
Joseph Juran
Joseph Juran foi um Romeno que imigrou para os Estado Unidos. Trabalhou como gestor de qualidade em uma companhia americana, e foi professor da universidade de Nova York, Juran considera duas definições para a qualidade, segundo ele só se