Resenha "o autor e o autordrasto"
629 palavras
3 páginas
FREIRE, Sérgio. O Autor e o autordrasto. Disponível em http://blogsergiofreire.wordpress.com/2009/11/09/um-texto-antigo-para-recordar-23/O texto em questão traz como conteúdo o conceito de autor, como a autoria vai influenciar em um contexto social e de que forma a sociedade influencia de volta a própria autoria. Cita os avanços tecnológicos, como a Internet, e como esses avanços facilitaram a cópia sem a devida referência bibliográfica, levando à apropriação de um texto de uma pessoa pela parte de outra (é neste momento que surge o termo autordrasto). Questiona também o porquê dessa apropriação indevida e quais as suas conseqüências.
É um texto de conteúdo simples, retirado do próprio blog (página pessoal) do autor.
O autor logo inicia o texto citando a questão da autoria e como o conceito real de autor surgiu, já que, antigamente, os textos eram distribuídos de forma coletiva, sem legitimação.
Segundo o texto, para que um autor tenha a real autoria de seu texto, precisa ocorrer o processo criativo, a divulgação, a circulação para que um público alvo seja atingido e dê o seu próprio sentido ao que acabou de ler. É necessária a exposição, se não, o texto não está sendo realmente textualizado. A autoria precisa repercutir na sociedade, fazendo com que a sociedade repercuta de volta.
Com os avanços da tecnologia, o advento da Internet e com ele o aparecimento de uma facilidade enorme de um público chegar a qualquer tipo de texto publicado, o autor questiona se o conceito de autoria não deveria ser redefinido. Surge a cópia, e com um simples clicar de botão você tem o seu texto pronto em segundos. Com a cópia, vem a circulação incorreta do texto, muitas vezes com seu conteúdo alterado, sem título e sem o nome do autor (às vezes até divulgado com o nome da pessoa que copiou o texto como autora – o autordrasto).
O autordrasto, de acordo com o texto, se torna o que é segundo algumas teorias que o autor põe em pauta. A primeira é a de que ele não vê nada de errado