Trab. logística
O transporte é uma das principais funções logísticas. Além de representar a maior parcela dos custos logísticos na maioria das organizações, tem papel fundamental no desempenho de diversas dimensões do Serviço ao Cliente.
Do ponto de vista de custos, representa, em média, cerca de 60% das despesas logísticas, o que em alguns casos pode significar duas ou três vezes o lucro de uma companhia.
Atualmente, as empresas vislumbram na Logística, e mais especificamente na função transporte, uma forma de obter diferencial competitivo.
Mesmo com o avanço de tecnologias que permitam a troca de informações em tempo real, o transporte continua sendo fundamental para que seja atingido o objetivo logístico, que é o produto certo, na quantidade certa, na hora certa, no lugar certo ao menor custo possível.
Os meios de transporte ainda podem ser divididos em:
- Terrestre: Carros, ônibus, trem, etc. - Aquático: Navios, canoa, barcos, etc. - Aéreos: Aviões, helicópteros, balão, etc. - Tubular: Gasoduto, oleoduto, etc.
Transportes Marítimos de Cabotagem
É a navegação entre portos ou pontos do Território Nacional por meio da via marítima ou até mesmo das vias navegáveis.
Vantagens:
Maior capacidade de carga; Carrega qualquer tipo de carga; Agilidade e eficiência.
Desvantagens:
Necessidade de transbordo nos portos; Distância dos centros de produção; Maior exigência de embalagens; Menor flexibilidade nos serviços aliados a freqüentes congestionamentos nos portos.
Exemplos de transporte marítimo / Fluvial Submarino Barca ou Balsa ou navio Canoa Lancha Barco Navio
Transporte Aéreo
A aviação brasileira cresceu muito nos últimos anos. Com o surgimento de novas companhias aéreas e a modernização das demais, foi possível aumentar o número de assentos disponíveis na malha aérea. O Brasil conta atualmente com duas grandes companhias aéreas (TAM e GOL) e outras de menor