Resenha - Assédio moral
RESENHA
O texto trata diretamente sobre o tema: “a influência do assédio moral nas organizações”, e as autoras defendem a ideia, de que devido a falta de comunicação e relacionamentos interpessoais entre os colaboradores e supervisores, os casos de assedio moral vêm crescendo dentro das organizações. A agressão moral pode causar danos à saúde dos trabalhadores, chegando a causar doenças ou ate mesmo o suicídio devido as humilhações sofridas.
Atualmente temos percebido um aumento significativo nos assédios morais dentro das organizações tanto privadas, quanto publicas. Este artigo nos mostra que o assédio moral é um grande problema, pois é muito comum, mas difícil de ser detectado dentro de uma empresa.
Estamos vivendo num tempo onde o desemprego gerado, tem proporcionado temor na vida das pessoas, então elas se sujeitam a várias coisas para que não estejam na lista dos desempregados no dia seguinte. Devido ás poucas vagas e maior procura de empregos a pessoa se submete á humilhação, á ridicularizarão, a inferioridade, etc.
O assedio moral não são apenas gestos grosseiros, mas podem ser palavras ditas ou escritas, que possam denegrir a integridade física e moral da pessoa e que possam prejudicá-la de qualquer forma. As pessoas que mais sofrem com esse tipo de atitude são as mais vulneráveis, que não tem proteção, que são tímidas, ou são mais novas em um setor, ou na empresa, e especialmente contra mulheres.
Essas atitudes descabidas de assédio para com os trabalhadores influenciam na saúde, interfere na sua autoestima, comprometem a sua identidade, causa traumas, afeta suas vida social e emocional, acham que perderam a sua dignidade, gera depressão e por fim em alguns casos o suicídio. Os trabalhadores começam a regredir em suas atividades diárias e na qualidade de seus serviços, se irritando facilmente, e apresentam quadros de depressão.
Para evitar e prevenir o assédio