resenha o assédio moral a luz da teoria do abuso do direito
O texto trata sobre o assédio moral no trabalho e como vem sendo objeto de crescente preocupação mundial, por parte dos trabalhadores, e empregadores, demonstrando ao leitor que assédio moral no trabalho é um tipo de violência psicológica, caracterizado pela violadora de direitos fundamentais do trabalhador enquanto sujeito da relação de emprego e cidadão.
Porem a autora quer compreender e passar ao leitor o modo como a luz do Direito percebe e intervém sobre o assunto, que a questão também é de fundamental importância para os profissionais de psicologia.
“É patente, portanto, que o assédio moral pode ser visto como um abuso de direito, uma vez que há o exercício de um direito aparentemente legítimo pelo agressor, que excede os limites da boa-fé e bons costumes ao atacar a integridade psíquica da vítima, de maneira reiterada, tentando excluí-la do meio ambiente de trabalho a qual a mesma encontra-se inserida.” (Wyzykowski, 2009)
Entretanto a partir uma visão psicológica, percebemos que quando se observa o cenário da organização, este é provido de tensão, stress e um ambiente carregado de pressão do dia a dia. Diante disso, ocorrem dentro das empresas ou ambiente de trabalho as doenças psicossomáticas, provenientes dessas tensões diárias. As doenças psicossomáticas são provocadas pelo próprio individuo, descontado uma tensão em seu corpo como forma de doença, como um sintoma. As maiores consequências que o assédio moral podem trazer a um individuo são os terrores psicológicos, os transtornos de ansiedade gerando grave depressão até a síndrome do pânico. O terror psicológico é um processo que a vítima desenvolve por ser atacada inúmera vezes e sofrer todo tipo de pressão e tortura psicológica por parte de seu agressor. Nesse processo a vítima é como se estivesse presa em uma armadilha criada especialmente para ela, o pior é que essa vítima nem sabe o porquê está sendo julgada e ameaçada daquela