Resenha ao mestre com carinho
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA – DCET
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
DOCENTE: CLAUDIA REGINA TEIXEIRA SOUZA
DISCENTES: CHARLENE RODRIGUES, PAULA GABRIELE TRINDADE FREITAS
E TAÍS BRAULIO
CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
SEMESTRE: 8º
RESENHA
To sir, with Love II. Ao mestre com carinho I. Produção e direção de James Clavell.
Londres/ Inglaterra. Sony Pictures. 1967. Vídeo.
WITTMANN, Lauro Carlos, MATIOLA, Osmar e MORAIS, Maria José de. Desaulando a
Prática Pedagógica. In: PEREIRA, G.M, M.C.L.(Orgs). O Educador Pesquisador e a
Produção Social do conhecimento. Florianópolis. Insular, 2003, p. 17-20.
O filme “Ao mestre com carinho II”, relata a história de um professor negro de história (Mark Thachary) que leciona por 28 anos e aceita o desafio de ensinar a uma classe de alunos tidos como rebeldes e discriminados na sociedade em que viviam.
Esses alunos faziam parte do setor E da escola, setor onde ficavam os piores alunos.
Escrito, dirigido e produzido por James Clavell, o filme traz reflexões sobre alguns problemas sociais, raciais e como a postura de um educador pode influenciar na vida de seus alunos.
Mark Thachary ao chegar ao colégio, o encontra completamente sem manutenção, paredes pinchadas, com alguns professores pintando a sala. O diretor do colégio o apresenta aos outros professores e em meio a conversas fica sabendo que nenhum professor quer ensinar aos alunos do setor E, por tratarem de alunos irresponsáveis e violentos. A escola divide os alunos em dois grupos: os melhores e os piores, sendo possível perceber a discriminação por parte dos professores e principalmente do diretor, que não acredita que os alunos do Setor E possam melhorar.
Então Mark se lança ao desafio e inicialmente também é discriminado por sua postura, completamente diferente do modelo daquela escola, com seus colegas professores não acreditando na possibilidade de qualquer êxito.
Em sua primeira aula, ele se apresenta