Resenha do Filme "Ao Mestre com Carinho"
O filme “Ao mestre com carinho 2”, relata a história do professor Mark Thackeray que, depois de dar aulas por 30 anos numa escola de um bairro da classe operário de Londres, aceita o convite para lecionar nos Estados Unidos, numa escola da região sul de Chicago. Porém, Mark se vê em grandes dificuldades tendo de lidar com alunos indisciplinados, desinteressados, agressivos, com pouca orientação familiar e sem perspectivas de enxergar a educação como espaço de aprendizado, além do descrédito dos demais professores e preconceitos raciais. Observamos o esforço do educador que se oferece para trabalhar com a turma considerada a mais problemática da escola.
A problemática começa a ser resolvida, quando o professor percebe que antes da questão do ensino, era preciso trabalhar os valores morais e piscológicos daqueles alunos. A ausência de bases democráticas no modo como se articulam as relações entre professores e estudantes no interior da escola, por exemplo, pode desencadear resistência e contestação por parte dos estudantes aos próprios esquemas da escola, o que deve ser considerado uma expressão de indisciplina carrega uma legitimidade e pertinência difíceis de negar.
A metodologia do professor teve êxito, a partir do momento em que ele percebeu que sujeitos não são homogêneos, provindos de diferentes classes sociais, com diferentes histórias de vida e com uma “bagagem” que, muitas vezes é negada pela escola.
No primeiro momento ele teve que ter uma postura mais enérgica, mas aos poucos, com muita franqueza e seriedade, ele foi conquistando a atenção da turma. Apresentou uma realidade desconhecida até então para aqueles futuros adultos, como deveriam se comportar, agir, se vestir e outros valores morais. E principalmente, ensinou-os a se valorizarem, confiarem em si e buscar suas metas. Ele estabeleceu vínculos com os alunos ajudando-os inclusive, em questões pessoais. Aquino (1996) aponta que a solução pode estar na