Projeto Vidro 2
Projeto de Reciclagem de Vidros Laminados
Produtos feitos de vidro podem ser totalmente reaproveitados no ciclo produtivo, sem nenhuma perda de material. Sendo 100% reciclável e podem ser recicladas várias vezes, pois é feito de minerais como, areia, barrilha, calcário e feldspato. Ao ser agregado o caco na fusão, diminui a retirada de matérias-primas da natureza.
A produção a partir do próprio vidro consome menor quantidade de energia e emite resíduos menos particulados de CO2. Com um quilo de vidro se faz outro quilo de vidro, com perda zero e sem poluição do meio ambiente.
10% de “cacos” > 4% ganho energético
1 ton de “cacos” > economia de 1,2 ton de matérias-primas
10% de “cacos” > reduz em 5% a emissão de CO2 (protocolo de Kyoto)
No Brasil a reciclagem, nicho de mercado inexplorado, ainda é vista como uma atividade carente de uma mentalidade empresarial.
É possível dizer que o vidro é o material de embalagem mais amigo do homem. Se toda a população se conscientizasse da reciclagem seria possível o reaparecimento de enormes benefícios ecológicos, econômicos e sociais.
Renato Holzheim, diretor-geral da Saint-Gobain Sekurit, esclarece que “com esse programa, em vez de serem destinados aos aterros, o vidro e o PVB (Película de Polivinil
Butiral) serão aproveitados para a fabricação de uma série de produtos. O vidro moído é fornecido às empresas fabricantes de copos, pratos, garrafas etc. O plástico, por meio de pesquisas realizadas pela Sekurit, será reaproveitado na produção de tintas, tapetes e utensílios de borracha, entre outros”.
A produção mundial tem média de 60 milhões de veículos, sem o processo de reciclagem os aterros sanitários serão alimentados de forma predatória à natureza. O PVB levaria 500 anos para que fosse degradado pela natureza e o vidro é praticamente indestrutível.
São substituídos no Brasil cerca de 120 mil pára-brisas todo mês. Com uma média de 15 quilos por unidade, os aterros recebem um volume