Hidrogenação
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
MATEUS EDUARDO SANTOS DE MELO
PROCESSO DE HIDROGENAÇÃO
Jaboatão dos Guararapes, 2015 Hidrogenação é um processo que ocorre uma reação química da orgânica, do tipo "adição", que consiste em fazer reagir hidrogênio com um composto orgânico mediante condições especiais de pressão e catalisador.
O composto orgânico de partida é insaturado (contém dupla ou tripla ligação) e o produto é saturado, ou seja, os hidrogênios são adicionados aos átomos de carbono da insaturação, transformando-a em ligação simples.
Apesar do processo de hidrogenação ser exotérmico, normalmente há uma alta energia livre de ativação para uma hidrogenação sem a presença de um catalisador, e logo, a reação não ocorre a temperatura ambiente. Entretanto, na presença de um catalisador, a reação ocorrerá facilmente à temperatura ambiente já que o catalisador permite um novo caminho para a reação, que envolve menores energias livres de ativação e geralmente uma reação em várias etapas.
Temos também o processo conhecido como hidrotratamento (HDT) é um processo de refino que consiste na inserção de gás hidrogênio, sob pressão e temperatura adequadas, nas correntes derivadas dos cortes da destilação do petróleo, cujo os objetivos são,
Estabilização de determinados cortes de petróleo cujas características usuais seriam inviáveis para utilização direta;
Substituição dos heteroátomos existentes nas correntes de petróleo que causam principalmente o aumento das emissões ambientalmente nocivas e formadoras de acidez (enxofre e nitrogênio).
Conversão de produtos oriundos de fontes naturais, tais como os óleos vegetais e animais em hidrocarbonetos (green diesel, diesel "verde");
Esse processo pode ser empregado a todos os cortes de petróleo (gases, nafta, querosene, diesel, gasóleos, lubrificantes, parafinas e etc).
De modo geral, as reações que compõem o processo de hidrotratamento são:
Dessulfurização (HDS): Hidrogenação de