Hidrogenação
Hidrogenação
1- Hidrogenação:
a- Introdução:
O processo unitário hidrogenação refere-se a adição de hidrogênio molecular (H2) na presença de um catalisador em um composto orgânico. Se as moléculas são clivadas por hidrogênio, a reação é chamada de hidrogenólise. Reações como isomerização, ciclização e outras que ocorrem na presença de hidrogênio molecular e catalisadores também são consideradas processos de hidrogenação. São usadas na produção de compostos orgânicos leves e pesados. A adição de hidrogênio também é utilizado em vários processos de purificação, tais como: redução seletiva de traços de acetileno na produção de eteno, traços de butadieno em buteno, remoção de oxigênio, hidrogênio ou monóxido de carbono em misturas gasosas.
As reações de hidrogenação podem ser realizadas de diversas maneiras. Métodos de redução, além da hidrogenação catalítica, também são utilizados:
- Metais em soluções ácidas ou básicas;
- Metais alcalinos em solução alcoólica;
- Eletrólise;
- Metais alcalinos e hidrazina;
- Complexos de hidretos metálicos;
- Transferência de hidrogênio.
Se a hidrogenação catalítica resultar no produto desejado, com bons rendimentos, produtos puros e não necessitando de solventes ou soluções em seu processamento, geralmente será a maneira mais simples e mais usada.
Algumas hidrogenações, por exemplo, de óleos e gorduras naturais para obtenção de óleos comestíveis e não comestíveis, são praticados a muitos anos. Entretanto, hidrogenações industriais tiveram grande desenvolvimento nas últimas décadas. Há um grande número de grupos funcionais que são transformados industrialmente através de redução catalítica por hidrogênio sob condições suaves e na maioria das vezes com alta quimio-, regio- e estéreo-seletividade.
Industria petrolífera utiliza processos de hidrogenção catalítica na melhoria da qualidade dos produtos do refino do petróleo e na transformação de