Hidrogenação pressao atmosférica
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS
COLEGIADO DE QUÍMICA
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
MATEUS RAMOS SOUZA
HIDROGENAÇÃO À PRESSÃO ATMOSFÉRICA
Feira de Santana
2013
MATEUS RAMOS SOUZA
HIDROGENAÇÃO À PRESSÃO ATMOSFÉRICA
Relatório apresentado a disciplina Química Orgânica Experimental II (EXA-454), ministrado pelo professor Clayton Q. Alves, tendo como requisito avaliativo parcial para aprovação na disciplina.
Feira de Santana
2013
Índice
Introdução ______________________________________4
Objetivos _______________________________________5
Parte Experimental _______________________________6
Resultados e Discussão _________________________7
Conclusão ______________________________________8
Bibliografia _____________________________________9
Anexos _________________________________________10
Introdução
A hidrogenação ocorre com hidrocarbonetos acíclicos insaturados, isto é, que possuem cadeias abertas com duplas ou triplas ligações, como os alcenos, alcinos e dienos. Ela pode ocorrer também em hidrocarbonetos aromáticos, pois eles possuem duplas ligações no anel, e com os ciclanos (cicloalcanos) de até cinco carbonos.
Esses compostos reagem como o gás hidrogênio na presença de algum catalisador, tais como o níquel, a platina e o paládio, sob aquecimento. Assim, ocorre uma reação de adição, em que a ligação pi (π) é quebrada, formando-se duas novas ligações simples e o hidrogênio é introduzido à molécula.
Genericamente, temos:
Figura 1- Reação genérica de hidrogenação
A hidrogenação catalítica é um dos processos químicos mais importantes dentro da indústria. É empregado na produção da gasolina artificial a partir do carvão e na produção de diversos produtos alimentícios, incluindo a margarina comercial.
A reação de produção da margarina é conhecida como Sabatier-Senderens, onde a margarina que conhecemos é produzida a partir de óleos vegetais.
Nesse processo, uma