Resenha 2
Idene Maria Oliveira de Almeida; Luís Fernandes Oliveira de Almeida; Raquel Andrade Santos
O artigo apresenta uma reflexão acerca do tema `` Interação Escola-família ``, alicerçado nas respostas dos questionários da pesquisa realizada pra Santos (2008), em uma instituição escolar do município de Capela –SE, e tem como objetivo : compreender qual é o papel da escola e da família no desempenho escolar das crianças e jovens .E ao analisar as respostas dos questionários verificou-se que, atualmente ainda tem um grande caminho a percorrer.
O texto demonstra a importância da parceria família-escola uma vez que, a relacão entre as duas é, sobretudo nos dias de hoje, uma das mais palpitantes questões discutidas por pesquisadores, professores, gestores etc., dos sistemas e unidades de ensino.
Pois vive-se em uma época que a conturbação e a desintegração dos valores são os maiores obstáculos para o ser humano, pois a sociedade fundamenta-se no individualismo e o coletivo fica banido a uns poucos sobreviventes.
O ambiente escolar deve ser uma instituição que complemente o ambiente familiar do educando, os quais devem ser agradáveis e geradores de afeto.
A falta de um ambiente familiar saudável e equilibrado leva o educando/filho em direção da irresponsabilidade ou inconsequência, prejudicando a formação de seu caráter e da sua personalidade. Da mesma maneira ,quando a escola é despreparada constata-se que a partir desse desinteresse escolar/pedagógico os educandos são indivíduos desestimulados, desmotivados, indisciplinados e com baixa auto-estima.
No momento em que a escola e a família conseguirem estabelecer uma parceria na maneira como irão promover a educação de seus educandos/filhos muitos dos conflitos hoje observados em sala de aula, serão aos poucos superados.
Os objetivos da escola, como também da família nos dias de hoje deverão procurar tornar a criança/adolescente apta a assumir reponsabilidades,