Resenha 1
Resenha do livro:
RELAÇÕES SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL.
Marilda Iamamoto - Raul de Carvalho
BARRETOS
2014
Adrielle Carolina Sena e Silva.
Resenha do Livro:
RELAÇÕES SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL.
Marilda Iamamoto - Raul de Carvalho
Trabalho entregue para avaliação da disciplina de Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social II, ministrada pela ProfªMsc. Juliana de Carvalho Pimenta.
BARRETOS
2014
Informações sobre o Livro:
RELAÇÕES SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL:
Esboço de uma interpretação histórico – metodológica.
Marilda Iamamoto - Raul de Carvalho.
Editora Cortez, SP, 2006, 19º Edição, Paginas 380. Resenha:
As transformações do capital são necessárias para que o seu valor se movimente, crie-se e se acrescente e assim de continuidade ao seu ciclo. Um ciclo que se baseia sua alma entre o processo de produção capitalista e a força de trabalho, relação onde nunca haverá igualdade. Em outras palavras, esse processo continuo de valorização do capital é o constante processo de produção e reprodução das classes sociais.
A autora diz que para produzir o meio material e os meios de vida, os seres humanos constroem elos uns com os outros, tornando assim, a produção uma ação social. Assim quando produzem as condições materiais necessárias para o ser humano, são as relações sociais que levam a esse efeito de produção.
Ela explica que a riqueza material é a essência do capitalismo e, é também o processo das relações sociais, onde a classe trabalhadora vende seu trabalho, pro um determinado salario, e com o mesmo busca acúmulos de bens, riqueza material, e assim mantem o ciclo do sistema capitalista, e alienados de sua força nesse processo, os trabalhadores vivem para manter esse processo de relação.
No sistema capitalista a força de trabalho “livre” é uma mercadoria, o trabalhador assalariado vende sua força de trabalho, e como dependente desse salario acaba por se