Filme A Arvore Da Vida
Filme: A Arvore da Vida (The Tree of Life)
Ano: 2011
Duração: 138 minutos
Pais de origem: Estados Unidos da América
Gênero: Drama
Elenco:
Sean Penn
Brad Pitt
Jessica Chastain
Fiona Shaw
Tye Sheridan
Direção: Terrence Malick
Roteiro: Terrence Malick
Sinopse: "A Árvore da Vida" aproxima o foco na relação entre pai e filho de uma família comum, e expande a ótica desta rica relação, ao longo dos séculos, desde o Big Bang até o fim dos tempos, em uma fabulosa viagem pela história da vida e seus mistérios, que culmina na busca pelo amor altruísta e o perdão.
Resumo: Escrito e dirigido por Malick, o longa é construído sem qualquer cronologia óbvia ou mesmo uma trama específica, conduzindo sua narrativa através de recortes e fragmentos de memórias, sentimentos, impressões e pensamentos de seus personagens – especialmente de Jack O’Brien (Penn quando adulto; McCracken na adolescência), filho mais velho do Sr. O’Brien (Pitt) e sua esposa (Chastain). Criado numa cidadezinha do Texas durante a década de 50 (como o próprio cineasta, diga-se de passagem), Jack experimenta as descobertas da juventude, sente-se reprimido pela rigidez do pai, encanta-se com a espontaneidade da mãe e passa os dias investigando os arredores ao lado dos irmãos R.L. (Eppler) e Steve (Sheridan), formando uma aliança especialmente forte com o primeiro – cuja morte, aos 19 anos, dá início de certa forma ao filme.
O filme é repleto de imagens e luzes magnificas que segundo o diretor tende a mostrar o inicio da vida no espaço entre as galáxias, a extinção dos dinossauros quanto na experiência de vida humana representado pela família dos O’Brien, em que cada personagem tem uma narrativa no seu contexto.
Li muitas criticas do filme bem ruins como exemplo colocando o diretor como pretencioso ao falar de Deus e religiosidade, não encarrei o filme desta forma que para mim serve de reflexões.
Mas irei me concentrar na família O’Brien em cada personagem
Sr. O’Brien: (Brad Pitt), o