Estudante de Direito
A ÁRVORE da vida (The tree of life). Direção e roteiro de Terrence Malick. Produção de Dede Gardner et. al. Estados Unidos: Cottonwood Pictures, 2011. 1 DVD (138 min).
O filme A Árvore da Vida é escrito e dirigido por Terrence Malick, o cineasta consegue com essa obra expandir as fronteiras de um conflito familiar para uma viagem pela história da vida, já que o enfoque do longa-metragem é a relação entre o pai e um de seus três filhos. Assim, o cotidiano de uma família comum da década de 50, os ensinamentos referentes à figura paterna e as consequências da pressão sofrida na infância configuram os principais temas pelos quais se debruçam os personagens de Brad Pitt, Sean Penn e Jessica Chastain. O enredo, ainda faz referências aos mistérios da existência do Big Bang e do fim do mundo, culmina na busca pelo perdão e pelo amor oferecido de forma gratuita.
Malick de maneira magistral aborda o processo de luto, pelo qual passou uma família texana dos anos 50,quando um dos filhos do casal morre ainda na infância,situação que os faz muitas vezes questionar o sentido da vida.
Antes de se suceder a tragédia, a história se desenrola com o desenvolvimento psicológico dos três filhos do casal O’Brien,formado por um exemplar pai de família,engenheiro bem sucedido e muito rigoroso,e por sua mulher,carinhosa e mãe dedicada.O filho primogênito dessa família é o que mais sofre com a severidade do pai, uma vez que apresenta em suas ações uma maneira intransigente por não ter seguido a vocação do patriarca ou até mesmo por agir de modo incomum para os filhos criados na década de 50.
Essa obra cinematográfica apresenta um pai que procura ensinar aos filhos as dificuldades que a vida lhes oferece, o que faz tornar ainda maior o Complexo de Édipo do filho mais velho, Jack O’Brien, o protagonista interpretado por Hunter McCracken. Complexo esse que, com o decorrer do filme, se torna ainda mais amplo e não o abandona nem na fase adulta.
Com