teoria geral da administração
Este trabalho busca discorrer sobre a relevante habilidade humana que é a Administração, o contexto histórico e social em que surgem os primeiros conceitos e seus precursores, bem como um detalhamento das várias Escolas que irão se destacar no âmbito administrativo e organizacional por meio de análises sucintas e simples.
ADMINISTRAÇÃO: UMA HABILIDADE HUMANA
A habilidade humana de mais destaque e que maior impacto causou no mundo denomina-se Administração. É por meio do ato de administrar que as organizações estão tão dinâmicas e desenvolvidas atualmente, tornando impossível imaginar um mundo sem ela. Pode-se dizer que parte deste ponto, a necessidade de se estudá-la, mas qual a causa da Administração ser considerada uma habilidade humana?
Quando administramos, usamos tanto a intuição quanto a superstição, estas são inerentes do ser humano. A intuição constitui-se em utilizarmos nossos cinco sentidos com a finalidade de julgar a veracidade de uma afirmação, já a superstição são as coisas em que acredito, mas não são reais.
Ao usar constantemente das características humanas fica impossível de dissociar o ato de administrar de ser também uma habilidade humana. Podemos exemplificar esta tese por meio dos estudos de Henri Fayol, que define o ato de administrar como:
• Prever – visualizar o futuro e traçar o programa de ação,
• Organizar – constituir o duplo organismo material e social da empresa,
• Comandar – dirigir e orientar o pessoal,
• Coordenar – ligar, unir, harmonizar os atos e esforços coletivos,
• Controlar – verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas; todas essas capacidades podem ser consideradas habilidades humanas estando intrínseca à Administração.
Se a Administração é considerada a excelência das habilidades humanas é em decorrência dos acontecimentos históricos e sociais que modificaram para sempre a estrutura econômica e social do mundo. Por volta da metade do século XVIII, temos o