A educação de peqaena Arvore

1116 palavras 5 páginas
A educação de Pequena Árvore
(Flávia Krug)
Não é somente um filme, mas sim uma lição de vida. Marcante, polêmico, angustiante, revelador, provocador…Seriam tantas as definições que aqui caberiam. Ressalto o que foi dito em aula: “por ser um filme que não vende, não é encontrado em locadoras”.Verdade absoluta! Realmente “valores”não se compramem lojas. Elessão adquiridos .É assim que defino o filme:”valores”.
Ele retratou exatamente a educação da época, seus princípios,normas,rigidez,insensatez,tradicionalismo.A forma como era executada por meio do autoritarismo tradicionalista, uma espécie de “ditadura escolar”, cruel, de sobrevivência mesmo, por várias vezes. Contando ainda, com a urgência por um descobrimento individual, por fortalecimento interior de conceitos, por caráter e esperança de crescimento interior.
Resgata os princípios familiares das culturas, de uma maneira íntegra e inabalável. O filme é estarrecedor com a crueldade da época, com relação aos conceitos de época, com relação aos conceitos familiares e a política da sociedade.Chocam os exemplos por serem reais e aplicados daquela maneira.
A religiosidade é retratada como até hoje em dia, muitas instituições insistem em apontá-la de forma lucrativa, vulnerável aos anseios sociais.
A questão da perda de vida humana é presente em vários momentos do filme e na história, não abala o caráter de “Pequena Árvore”.Vem em alguns momentos, para fortalecê-lo e levá-lo em direção ao mundo real, um local difícil de sobreviver e que devemos acostumar por ganhar e perder pessoas. Faz parte do ciclo de vida.
Trata de um conjunto de valores que na maioria das vezes são trocados por questões políticas, financeiras, religiosas e de interesses individuais.
Com certeza, em todas as entrelinhas do enredo é claro e notória a realidade da vida do ser humano como “sociedade”, gerando os problemas e contradições que atravessamos, não importa a geração.
“Pequena Árvore” é brilhante! Sua meiguice é única. Seu

Relacionados