Analise do filme avatar
Disciplina: Cultura Teológica Data: 17/09/2012
AVATAR
Avatar é cada uma das encarnações de um deus, sobretudo de Vixnu; transformação, metamorfose.
A Árvore das Almas, Eywa, Eywa é praticamente uma divindade à qual tudo e todos estão conectados. Este é um dentre outros aspectos religiosos do filme Os elementos religiosos no filme Avatar são elementos implícitos.
Também em relação à grande árvore há uma profunda ligação localizada num lugar central de Pandora, ele lembra a árvore do conhecimento do bem e do mal, a Árvore das Almas, chamada de Eywa mantém o equilíbrio da vida.
O cinema, assim como outros elementos da cultura popular, pode ajudar a teologia e a igreja a se repensar e se redizer dentro da cultura ele envolve a arte e o entretenimento, individualidades e convivência, realidade e fantasia, mito e vida particular, como talvez nenhuma outra manifestação da cultura popular o faz.
Numa cultura onde tantas mudanças são produzidas, do excesso de informação, do individualismo, da insegurança frente ao futuro, o cinema se apresenta, não só como uma válvula de escape, mas como um sistema orientador da vida, pressão da cultura, o cinema não teria como não ser religioso.
O filme e o cinema desempenham hoje o mesmo papel que desempenhou a Igreja Medieval: decodificar a Igreja Medieval: decodificar o mundo e a vida
2- Título em Português: Avatar
Gênero: Ação
Tempo de Duração: 02h41minhs
Ano de Lançamento: 2009
3-Bom o texto pretende discutir a religião em si, com vários aspectos, discuti também sobre a raça humana de uma maneira diferente. Ele através dos cenários, da historia que envolve a Arvore das Almas mostrando que até em um mundo diferente com seres diferentes eles tem suas crenças, seus deuses e sua própria cultura.
5- outros
6- rico
7- razoável
8- Música (B)
Cenários (O)
Diálogos (B)
9- (X)