Análise do filme avatar em relação à religião
Início: Uma nova terra é descoberta, Deus sempre nos colocou a caminho de uma nova terra, ou seja, a terra prometida. Uma terra de uma natureza maravilhosa, onde tudo está sobre um perfeito equilíbrio. Deus quando criou a terra, a fez em perfeito equilíbrio.
Crença: Nesta terra tão linda, Pandora, vive um povo que crê em Eywa, uma Deusa que não se vê, mas que está em tudo em que os rodeia. Assim como nós acreditamos em Deus, sem o vermos, apenas pela fé que é transmitida de geração para geração. No filme podemos ver que ésta fé tambem é transmitida da mesma maneira. O Nome do Deus no filme EYWA, parece com o nome de Yeshua, ou em Hebraico YHWH. No filme é representado por uma árvore que emana grande luz. É como o Espírito Santo para nós, que desce como fogo, que arde e ilumina nossos corações.
Harmonia: Em Avatar, como já falamos está tudo em perfeita hamonia, os animais que servem aos nativos são domesticados e passam a ser parte de cada nativos através de um enlace, onde se unem passando a ser um só. Assim somos nós em relação aos nossos irmãos, devemos ter laços que nos unam para que sejamos não dois e sim apenas um, UNIDADE.
Comunidade: Quando, no filme, um humano se coloca no meio deles, difarçado como lobo entre cordeiros, é recebido primeiramente como um intruso mas aos poucos vai se infiltrando, ganhando a confiança dos nativos que passam a tê-lo como membro da comunidade. Assim somos nós quando chegamos um uma comunidade, somos recebidos com um certo ar de “não sei!! será se ficam?quem são eles?o que querem?”, até que após a conquista da confiança passamos a fazer parte dela.
Idas e Vindas: Em Avatar o personagem Jake entra e sai do seu avatar conforme a necessidde de seu verdadeiro corpo humano e para trazer as informações sobre os nativos. Assim nós tambem fazemos nossas idas e vindas ao encontro de JESUS e sempre retornamos com algo para partilharmos na nossa comunidade.