analise do filme 1492 Em busca do Paraiso
Curso: História/ 6° período
Alunos: Camila Lacerda Rodrigo Fernandes
Professor: Orlando José de Almeida Filho
Análise do Filme: 1492 - A Conquista do Paraíso
Resumo
A proposta que se quer realizar neste trabalho é uma análise fílmica de um filme épico “1492- A conquista do Paraíso” com o objetivo de reproduzir em sala de aula, tratando o filme como fonte, e não como “ilustração” ou ter como “uma verdade propriamente dita” do fato histórico. O filme tem a perspectiva de “remontar” a descoberta da América por Cristóvão Colombo, e para esta análise “recortaremos” uma parte do filme, que seria desde o inicio, até a chegada de Colombo na America (0:00min. Até 0:54min.). Neste “recorte” será feito uma análise interna e externa do filme.
Palavra chave: análise, filme, Colombo, America.
1. O Contexto O Filme “1492- A Conquista do Paraíso” foi produzido e lançado em 1992, não por acaso, em meio às comemorações de 500 anos de descoberta da America praticada nos Estados Unidos. É explicito na temática do filme, a visão de Colombo como um desbravador havido, na vanguarda de seu tempo. Talvez, o autor querendo retomar uma perspectiva de forma comemorativa o ideário americano de busca da terra prometida dos primeiros imigrantes, ou o mito do jardim1 dos primeiros “desbravadores do oeste”. De qualquer forma, é explicito que o produtor, diretor e estúdio tinham intenção de montar uma imagem de Colombo como um herói desbravador incorporando a comemorações nacionalistas.
2. Externamente ao filme.
O filme proposto se enquadra em um estilo de produção de “filme histórico tradicional” (hollywoodiano) que enfatiza a emoção em detrimento ao aspecto racional para dar a noção de “grande espetáculo.” 2 O diretor primou pelo estilo estético, às indumentárias dos personagens, o cenário, os recursos e materiais utilizados, como por exemplo às três caravelas foram