Republica
A palavra República vem do latim e significa "coisa pública". É uma forma de governo em que o Presidente é eleito pelo povo. Esse é o sistema de governo que existe no Brasil, e faz com que a cada quatro anos tenham eleições para Presidente. Isso significa que as decisões sobre o que vai acontecer com o país são tomadas por um representante escolhido pelas pessoas que vivem nele. Por isso todos os brasileiros são importantes no processo político já que podem representar umas às outras. Todo cidadão pode se candidatar ao cargo de chefe de estado ou presidente da república.
O Brasil é uma República Presidencialista deste 15 de novembro de 1889, quando ocorreu a Proclamação da República.
Movimentos sociais ocorridos na Primeira Republica
Canudos
Foi ocorrida no nordeste da Bahia em 1890, pois as pessoas não queriam mais as misérias. Participaram dessa revolta os ex-escravos e pessoas muito pobres.
Cangaço
Foi um luta revolucionária que contou com a participação do governo nordestino como principal financiador.
O cangaço se caracterizou por ter como principal líder Lampião, ex-coronel da guarda nacional.
Os cangaceiros eram homens que vagavam pelas cidades em busca de justiça e vingança pela falta de emprego, alimento e cidadania causando o desordenamento da rotina dos camponeses.
Aconteceu em Sergipe.
Revolta Federativa
Esta revolta ocorreu logo depois que a República foi proclamada, e um grupo chamado de Federalistas aproveitou da instabilidade política da época para tentar libertar o Rio Grande do Sul da opressão do presidente do Estado, Júlio de Castilhos, descentralizar o estado do poder federal e conseguir a autonomia do Rio Grande do Sul.
A luta armada aconteceu na região compreendida entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Guerra do contentamento
Foi um conflito armado entre a população cabocla e os representantes do poder estadual e federal brasileiro travado entre