Fotografia - Balanço de Branco
Cada tipo de luz que vemos no dia a dia possui um brilho diferente com uma cor própria, e nem sempre nós percebemos porque nossos olhos corrigem automaticamente essas diferenças. Mas a câmera não é capaz de distinguir tão bem, e por isso se tirarmos uma foto num ambiente com luz incandescente ela terá uma coloração amarelada, enquanto na luz fluorescente ela será azulada e assim por diante.
Ajustando o balanço de branco, nós mostramos para a câmera como ela deve tratar a cor branca na imagem, e fazendo isso todas as outras cores são ajustadas automaticamente.
Na fotografia analógica é necessário utilizar filtros de cor para corrigir a iluminação, mas nas câmeras digitais isso não é necessário. Normalmente elas possuem quatro formas de ajustes: automático, pré-definido, temperatura de cor e modo manual.
O modo automático é o menos indicado, pois não temos nenhum controle sobre o resultado da imagem e nem sempre o sistema da câmera consegue acertar as definições. Isso acontece porque é necessário ter elementos brancos na área a ser fotografada para que a câmera possa medir com maior precisão. Na ausência desses elementos, o medidor se confunde e as imagens podem ficar opacas e sem vida.
Com os modos pré-programados é possível configurar a câmera de acordo com a iluminação local. As opções podem variar dependendo da câmera, mas geralmente são essas: luz solar, dia nublado, luz fria, luz de tungstênio, sombra e luz de flash. Nem sempre um modo será exatamente condizente com a realidade, é importante testar todos eles para saber qual chegará mais próximo.
Com o modo totalmente manual, disponível apenas em algumas câmeras, é possível ajustar de duas formas: indicando a tonalidade da iluminação ou indicando um objeto branco para que a câmera faça a