tipos e formas de coletar dados
Bruna Letícia 51304768
Edilaine Santos 51305310
Evelyn Mateus 51305449
Francislaine Almeida 51304669
Marilene Ramos 51304777
Patiani Cristina 51304721
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina (Descrição e análise de Cargos), como requisito parcial de avaliação da Profª (Maria Cristina Lourençoni).
INDAIATUBA/SP
NOVEMBRO/2013.
1. Conceito
As pessoas trabalham nas organizações desempenhando um determinado cargo. Em geral, quando se pretende saber o que uma pessoa faz na organização, pergunta-se qual é o cargo que desempenha. Com isto, sabemos o que ela faz na organização e temos uma idéia de sua importância e do nível hierárquico que ocupa. Para a organização, o cargo constitui a base da aplicação das pessoas nas tarefas organizacionais. Para a pessoa, o cargo constitui uma das maiores fontes de expectativas e de motivação na organização. Quando as pessoas ingressam na organização, assim como através de toda a sua trajetória profissional, elas sempre são ocupantes de algum cargo.
Segundo Paschoal (1998, p.04), “A forma tradicional das organizações ordenarem e agruparem as tarefas atribuídas às pessoas que a compõem em um conjunto mais ou menos formal, constitui um fato organizacional ao qual se convencionou chamar de cargo”. Dentro do sistema tradicional de remuneração, tudo está centrado no cargo. Os cargos têm existência formal, com seu alcance e autoridade reconhecidos dentro da organização, somente mediante a existência de um documento: a descrição de cargo. Segundo Pontes (2006), a descrição de cargo é um documento com as informações principais sobre os cargos, que contêm, no mínimo, a identificação do cargo, um sumário das suas funções e uma descrição mais detalhada das funções. As descrições variam em sua configuração de uma organização para outra, segundo o modelo que