Republica De Plat O
Platão cria a republica, uma espécie de Estado ideal, onde a Justiça deve naturalmente prevalecer em tempos de tanta descrença em Maximo como a Justiça, a bondade a felicidade e outros, e esta obra se torna indispensável pelo conteúdo ético e moral.
A República apresenta-se como base para a compreensão de diversos assuntos políticos, jurídicos e entre outros.
Através de uma analogia entre estilo e indivíduo, o autor consegue encontrar da virtude da alma.
Para Platão o conhecimento humano vem de três fontes principais o desejo, emoção e o conhecimento. E o mais indicado parra Platão a assumir cargos de alta importância era os filósofos. Platão acreditava numa alma imortal que já existia no mundo das idéias antes de habitar nosso corpo, assim que passa a habitá-lo esquece das idéias perfeitas então o mundo se apresenta de uma vaga lembrança
Platão fala da renuncia do individuo pela comunidade, ele atenta para um problema muito preocupante a superpopulação, os homens só poderiam reproduzir entre os trinta e os quarenta anos e as mulheres entre vinte e quarenta anos, e também a legislação que também inspirou Platão e assim resumindo seria o estado ideal e justo. para melhor compreensão desta obra a republica Platão vou citar os personagens de Sócrates principal figura, o encontro de Sócrates com os demais personagens se encontra no Pireu onde ele havia-se dirigido com a de orar e constatar a festividade em honra a Deusa Bendis (Diana ou Antenis) acompanham Sócrates os dois irmãos de Platão, Glauco e Adimanto, Polemarco. que era o filho mais velho de Céfalo, Lisias considerada justamente com Demóstenes que foi condenado a morte com o irmão Polemarco conseguiu escapar e depois voltou para Processar Erastóstenes pela morte do irmão Céfalo acumulou fortuna com uma fabrica de escudo Trasimaco e o famoso sofista ,especialista na dialética.
Desenvolvimento
O tema do livro