INTRIGAS DE ESTADO
Gabriel M. de Ávila¹
Intrigas de estado é um filme baseado na serie de TV inglesa (State of Play, 2009) de Paul Abbott. Relata a história contraditória do deputado americano Stephen Collins (Ben Affleck) que se vê em meio a um escândalo de traição e morte, justamente quando investigava uma denuncia de corrupção na segurança armada americana.
O filme começa com a morte de sua assistente e amante Sonia Baker (Maria Thayer), dando início a derrocada do deputado, que com a ajuda do amigo jornalista Cal McAffrey (Russell Crowe) tenta investigar a ligação da morte de sua assistente com a corrupção do apontada por Stephen.
A trama se desenrola mostrando o papel da imprensa que muitas vezes nos serve de informação, mas também atrapalha uma investigação guardando para si alguns dados importantes que poderiam solucionar crimes.
No filme acontecem alguns crimes investigados pela polícia local, mas como o jornalista principal da trama é amigo direto do deputado o mesmo interfere nas investigações guardando partes importantes dos fatos para, além de proteger o amigo, ter matéria para sua coluna no jornal Washington Globe.
Para garantir que essas informações sejam primeiro colocadas nas páginas dos jornais antes de chegar a quem deveria ter direito principal a elas, a editora-chefe do jornal, Cameron Lynne (Helen Mirren) coloca ao lado de Cal a jornalista e blogueira sensacionalista Della Frye (Rachel McAdams), para juntos investigar os crimes e relaciona-los ao deputado Stephen.
O filme mostra que muitas vezes os jornalistas têm em suas mãos provas contundentes para solucionar investigações policiais, mas como acabam publicando essas informações para obter leitura para seus jornais e blogs, os mesmos atrapalham a solução desses crimes. Nesse sentido percebesse que a influencia da mídia é muito grande e também muito preocupante, tendo em vista que a lei da liberdade de expressão “da o direito” dos mesmos investigar paralelamente e publicar informações