Platão
Nasceu em Atenas, por volta de 427 a. C. Foi filósofo pensador e profundo conhecedor da filosofia ocidental. Sua família era aristocrata e envolvida com a política, por esse motivo Platão recebeu uma educação aristocrata, com aulas de retórica, música, matemática e ginástica. Platão é considerado até hoje um dos principais pensadores e filósofo grego. Ainda jovem foi seguidor de Sócrates. E com ele conviveu durante oito anos, quando se iniciou na filosofia.
Platão, em 387 fundou a Academia. Foi à primeira instituição de educação superior ocidental. Em pouco tempo a Academia tornou-se um dos maiores centros culturais da Grécia. Depois que assumiu a Academia, escreveu durante duas décadas.
Platão não participou da política. A política sempre o desagradou mesmo após a democracia ter sido recuperada em Atenas. Considerava o Estado depravado moralmente e com um defeito de sistema político. Ele se tornou crítico agudo do sistema. Platão ajudou a alicerçar a filosofia. Suas idéias têm como base a diferença entre as coisas sensíveis (idéias) e as coisas visíveis (matéria). A influência de Platão na matemática foi fundamental para definir a aritmética.
Para a educação, Platão valorizava os debates e conversação para se obter o conhecimento. A educação era para desenvolver um homem moral. A educação deveria servir para o desenvolvimento intelectual e físico do ser humano. Para ele a educação deveria ser responsabilidade do governo e se tornar algo público. Seria necessária uma educação básica para se chegar a elevados níveis de conhecimento. Para se desenvolver a harmonia com espírito e corpo.
Obras
Diálogos: Apologia de Sócrates/ Do Dever/ Da Ilíada/ Da coragem/ Da amizade/ Da sabedoria/ Da santidade.
Diálogos de transição: Da Erística/ Da mentira/ Da Etimologia/ Do Belo/ Do Epitáfio/ Da retórica/ Republica- Livro I/ Dos sofistas/ Da virtude.
Diálogo de maturidade: Da Alma/ Do Bem/ República- Livros II a X/ Da Beleza.
Diálogos de velhice: Das Formas/ Da