representaçãoes sociais
CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO HOLÌSTICA
Atividade Avaliativa sobre a teoria das representações socias
Trabalho apresentado à FATEFFIR, através do Profº. Dr. Calos Ferri, referente à disciplina do curso de Mestrado em Educação, denominada REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO, no Polo de Barra do Garças, no mês de maio de 2013.
MESTRANDO: Gleides Costa Machado
Barra do Garças, Mato Grosso, MAIO de 2013
1º) A representação coletiva é resultado de um grupo, se todos do grupo competir entre si por um objetivo em comum, enfim todos do grupo vai perder, mas o melhor resultado coletivo é quando todo o grupo faz o que é melhor para si e para todos do grupo.
2º) O ser social é aquele que consegue relacionar-se com outros, principalmente no momento em que ele se encontra em grupo. Além disso, o ser ele apresenta-se como social até mesmo quando ele pensa em si próprio a fim de aperfeiçoar-se para transformar a sociedade sem conferir prejuízos e sim benefícios.
Pensar a complexidade do sujeito é ver seu lado cultural, econômico, político, histórico e religioso. Assim, relacionar essa complexidade ao meus alunos posso afirmar que um profissional da Educação enfrenta diversas situações de aprendizagem, já que o professor também é um ser social complexo.
Quando um indivíduo ou sujeito está construindo seu conhecimento num determinado espaço de tempo, deve reconhecer que está no processo de desenvolvimento social, cultural e étnico. Que tornam os familiares e os conceitos e valores do saber de diferente grupo da sociedade que se encontra numa sala de aula. Assim, profissionais da educação precisa conseguir administrar a diversidade que se encontra em sala de aula, que não é pouca.
3º)
Uma teoria revolucionaria de ideias
A teoria das representações sociais, através de dados obtidos